Movimentar o corpo faz bem ao coração

Para evitar doenças cardiovasculares, médicos recomendam um remédio maravilhoso: a prática de exercícios físicos. O corpo em movimento beneficia a saúde do coração, pois ele trabalha com mais eficiência, sem ter que fazer tanto esforço.

O sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis. Tudo isso ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares, além de controlar o colesterol e o ganho do peso, assim como auxiliam na reabilitação de pacientes que enfrentam problemas cardíacos.

Benefícios do esporte ao coração

Caminhada, corrida, natação, ciclismo, futebol, vôlei, basquete, tênis, step e jump são todos exercícios que fazem bem ao coração. A prática desses esportes favorece o sistema cardiovascular, pois são exercícios aeróbicos que elevam a frequência cardíaca.

Inicialmente, disponibilize, três vezes na semana, 30 minutos do seu tempo , e depois vá aumentando até que se torne um hábito diário.

Os profissionais em saúde cardiovascular sugerem que a alteração da modalidade é mais benéfica do que manter sempre a mesma atividade. Portanto, se fizer natação na segunda-feira, faça corrida na quarta e pedale no final de semana.

Dicas

 Reserve ao menos três dias semanais para praticar as modalidades que mais se enquadram com seu perfil e gosto.
 Comece com intensidade leve a moderada
 Reserve de três a cinco dias de atividades por semana, com uma carga horária de 30 a 50 minutos por dia.
 Só pratique exercícios com liberação médica.

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